Neuza Inês Back, primeira brasileira a fazer parte do quadro de árbitros da FIFA em uma Copa do Mundo Masculina, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) na quarta-feira (21). Ela foi agraciada com a entrega de uma Moção de Aplauso, proposição do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
A homenagem é uma forma de reconhecimento a pessoas ou instituições que contribuem para o desenvolvimento social e cultural de Santa Catarina.
“Essa moção de aplauso é uma maneira de reconhecer a história de perseverança dela, que quebrou barreiras e garantiu destaque em espaços antes reservados somente a homens. Neuza é um grande exemplo para os catarinenses, uma inspiração”, afirma o deputado.
Em sua fala, a árbitra agradeceu todo o apoio que teve na carreira e afirmou sentir-se uma pessoa abençoada.
“Consegui estar em todas as competições que um árbitro pode estar em sua carreira. É muito bom ser reconhecida na minha própria casa, em meu Estado. Com certeza, homenagens assim nos motivam a seguir em frente”, destacou Neuza.
Quem é Neuza Back
Neuza Inês Back, natural de Saudades, no Oeste Catarinense, é educadora física e árbitra-assistente de futebol. Atualmente, pertence aos quadros de árbitros da Federação Paulista de Futebol, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Natural de Saudades, no Oeste catarinense, Neuza é formada em Educação Física, e iniciou a carreira em 2025. Desde então, trabalhou nas principais competições nacionais e internacionais de futebol, como Olimpíadas do Rio de Janeiro e Tóquio, mundial masculino de clubes, Copa América e Libertadores femininas.